Dicas de estudo: Como ir bem nas provas?

Luciana Mellado   14 de novembro de 2015  
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Fala galera, tudo bem com vocês?

Todos sabem que já estou na reta final do meu ensino médio e decidi compartilhar com vocês algumas das coisas que sempre fiz para conseguir ir bem nas provas e em todas as minhas atividades na escola.IMG_8993

Estudar nunca foi um problema pra mim. Minha mãe me ensinou quando eu era bem novinha a estudar sozinha e fazer os famosos questionários, que são excelentes no ensino fundamental, mas a verdade é que chega uma hora que só decorar perguntas e respostas sobre a matéria acaba não funcionando tão bem assim.

Quando percebi que já não me adaptava mais aos questionários, comecei a desenvolver aos poucos a minha maneira de estudar, de forma que eu conseguisse aprender de verdade a matéria, e então hoje vou dar algumas dicas para vocês.

1-Preste atenção nas aulas

Eu sei que isso é óbvio, mas a verdade é que não existe nada melhor que as próprias aulas para ir bem numa prova. Você começa a perceber principalmente no ensino médio que 90% do conteúdo das provas foi apenas falado em sala pelos professores e eu te garanto que se você tivesse realmente prestando atenção saberia responder grande parte da avaliação. Além disso, já que você já está na escola não perca seu tempo batendo papo porque quando chegar em casa você terá que estudar sendo que existem mil coisas mais interessantes para fazer.

2- Anote tudo o que o professor falar

Muitas vezes só o conteúdo que foi passado no quadro não é o suficiente. Como eu já disse, a prova é quase toda baseada naquilo que o seu professor falou, mas mesmo que você tenha prestado atenção, na hora de estudar muitas coisas passam em branco. Quando o professor falar: “achava melhor que vocês anotassem isso” não pense que você vai lembrar disso na hora da prova ou na hora de estudar porque não vai.

3- Conte com a internet para estudarIMG_8997

Eu sempre gostei de assistir vídeo aulas um dia antes das minhas provas, pois funcionam como revisão e na hora de responder você sempre lembra do conteúdo falado no vídeo. Você também deve pegar exercícios extras e tentar fazê-los, caso não consiga é só pegar o gabarito e esclarecer suas dúvidas.

4-Tire suas dúvidas 

Minha timidez excessiva me atrapalhava até na escola quando eu não entendia certa matéria, mas ficava com vergonha de levantar o dedo e pedir que me explicassem novamente. Não faça isso, pois na sua sala ninguém é melhor nem pior que você e te garanto que o professor também não terá nenhum problema em te explicar novamente. Nunca deixe a sua dúvida passar pois ela pode acabar se tornando uma bola de neve.

5- Leia tudo ates de resumir

Leia todo o conteúdo e só  depois marque com um iluminador apenas os pontos importantes. Se você ficar com preguiça de fazer a leitura acaba não percebendo o que realmente deve estudar e o que poderá deixar pra lá e ai acaba pintando a página inteira de amarelo fluorescente.

6– Escreva tudo que você sabeIMG_8996

Escrever é um passo super importante para aprender e memorizar os assuntos. Não me refiro a copiar a matéria mas sim fazer seu próprio resumo, com suas próprias palavras abordando os principais pontos da matéria.

7- Ensine outras pessoas

Na minha opinião essa é a melhor forma de fixar tudo na sua cabeça pois quem ensina acaba aprendendo mais. Para fazer com que outra pessoa te entenda é preciso organizar todas as suas idéias e assim você acaba raciocinando e memorizando tudo sem muito esforço e as idéias vão ficando mais claras e fáceis em relação ao que eram antes.

8-  Grave sua voz

Use seu celular ou qualquer outro aparelho para gravar sua voz enquanto você lê ou até mesmo fala tudo o que já sabe. Esse método me ajuda muito, pois posso estudar e revisar a matéria onde quer que eu esteja. Gosto de ouvir a matéria  enquanto estou indo para a escola ou até mesmo antes de dormir, ajuda muito.

IMG_8999

 

 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e que passem a segui-las caso ainda não as sigam.

Beijocas, Lu<3

Luciana Mellado
Luciana Mellado

Últimos posts por Luciana Mellado (exibir todos)

Comentários